Saiba como conquistar o cliente em tempos de crise do mercado

Conquistar cliente no mercado em crise

Sabemos que o período para compras no mercado, na maioria dos nichos e segmentos, anda bastante retraído, isso pode ser facilmente constatado pelo fato de haver diferentes ofertas, promoções e o mercado. Mesmo assim, este tipo de estratégia não vem apresentando altos índices de conversão, diante da crise econômica que se abate sobre o cenário brasileiro em 2015. E no mercado automotivo isto não é diferente.

A primeira coisa a ser pensada é na estratégia de marketing que as revendedoras e concessionárias pretendem assumir. Para isso, a melhor saída é conhecer o cliente que você pretende ter, o chamado público-alvo. É fundamental saber qual é o seu objetivo nesse quesito, que tipo de pessoa você quer ter como cliente, para assim definir quais serão as suas outras estratégias de marketing e de venda.

Não se esqueça de que esses dois fatores estão totalmente interligados. Por isso, neste post iremos apresentar algumas dicas sobre como atrair clientes em tempo de retração de vendas. O primeiro passo é entender quais os erros mais comuns cometidos pelas revendedoras ou concessionárias.

Erros comuns para lidar com retração do mercado

O erro mais comum dos comerciantes é não ter um público-alvo definido e vender uma grande variedade de produtos e de peças. Por exemplo, no mercado automotivo há vários segmentos que podem ser seguidos, como a dos carros populares, os de luxo e aqueles que podem ser customizados.

O comerciante deve escolher um nicho e focar nele. É preciso ter em mente que a partir do momento em que você define a quem pretende vender os seus serviços, focará todos os esforços de marketing nele. Além disso, fará uma comunicação mais dirigida e terá estratégias adequadas para atrair este público, como promoções, benefícios, pós-venda diferenciado, entre outras ações direcionadas.

Então, como definir o público-alvo?

Na hora de definir que tipo de marketing você pretende adotar na sua empresa, principalmente no setor automotivo, é crucial que o público-alvo esteja bem definido para que se faça uma ação eficiente.

Para definir o público-alvo é necessário que seja baseado nos seguintes fatores: potencial de compras da região em que está o negócio, idade, renda, sexo e escolaridade. Também é preciso determinar o comportamento de compra, entendendo o porquê compra e o que compra, e claro, como a concorrência. trabalha para atrair o perfil determinado.

Todos esses fatores nos levam a definir o público-alvo e quais ações deverão ser tomadas na estratégia de marketing, além disso, ajuda na hora de aumentar o poder da empresa.

Para conseguir chegar no público-alvo que deseja, faça um registro, junte os dados dos clientes com informações relevantes, como endereço, profissão e histórico de compras. Defina a segmentação do mercado, se a sua empresa for maior, mas sempre levando em conta em que nicho atua.

Atenção às mudanças de preferências do público definido

O brasileiro a cada dia vai mudando o seu perfil. Hoje, isso ocorre por preferirmos mais praticidade e compromisso para com aquele que está nos vendendo um serviço. Por outro lado, se o serviço a ser prestado for considerado caro pelo consumidor, esse pode vir a ter grandes problemas em pagar por esse serviço, sendo postergando o pagamento, não pagando por ele ou indo atrás de alguém que ofereça o mesmo serviço por um preço menor.

No mercado automotivo é crucial que você tenha boas estratégias de marketing, de vendas e que esteja sempre atento ao que está acontecendo no mercado em que atua, para se sobressair sobre a concorrência e garantir permanência e crescimento do negócio.

Você tem mais dicas sobre como atrair os clientes, especialmente em tempos de retração de mercado? Compartilhe nos cometários e participe!

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