Qual o perfil de veículo preferido pelo público jovem?

perfil-carro-jovem

A venda de veículos também é influenciada pelo fator idade. Isso porque, dependendo da fase da vida em que se encontram, os consumidores preferem e valorizam certas características nos carros. Pessoas com filhos, por exemplo, optam por carros espaçosos que comportem a família toda, enquanto os mais velhos valorizam o conforto em primeiro lugar. Você sabe qual a preferência do público jovem ao adquirir um carro? Então, não deixe de ler o nosso post!

Quem é o jovem comprador de veículos?

O público jovem está na faixa etária de 18 a 24 anos. Nessa fase da vida, o jovem é uma pessoa bastante dinâmica, com muitas tarefas para serem realizadas, e por conta disso, o carro é um bem que facilita o seu dia a dia. A venda de veículos também é impulsionada pelo ideal de liberdade que o carro representa para os jovens. Com uma vida social agitada, costumam levar passageiros e desejam que o carro seja um reflexo de sua personalidade.

Hoje, as pessoas entram mais tarde no mercado de trabalho, o que faz com que muitas empresas estendam a faixa etária do público jovem. A partir dos 25 anos, muitos jovens já possuem uma renda própria e impulsionam a venda de veículos levando em consideração outros fatores como desejos e gostos, indo além do custo-benefício. É claro que não podemos esquecer o quanto a finanças dos pais também influenciam a decisão de compra. Afinal, para permitir que os filhos disponham de um veículo, os pais costumam dar o primeiro carro de presente ou mesmo ajudar, pagando por boa parte dos custos.

Os veículos preferidos pelos jovens

O público jovem define a compra de seus veículos, principalmente, pela relação preço e design. A preferência por carros com design moderno é unânime, dando destaque aos modelos inspirados nos esportivos, mas que possuem um custo mais baixo e que não deixam de ser ótimas opções de veículo. Outro fator importante na escolha é a presença de acessórios modernos. Carros com sistema de som com entrada USB, entrada para Ipod, porta objetos, painel digital e controle de som no volante são os preferidos.

A venda de veículos para esse público também engloba os com motores menos potentes, até 1.6, que reduzem o gasto com combustível, e é por isso que as categorias mais recomendadas são o hatch completo e o hatch médio/esportivo. Por ser um modelo com custo mais baixo, prático e ótimo para a cidade, o hatch completo é bastante procurado. Já o hatch médio é para os jovens que buscam melhor desempenho do motor e mais conforto, mas ao mesmo tempo não querem pagar tão caro pelo veículo.

Os modelos mais vendidos para jovens

Dentre os modelos mais procurados está o Novo Fiat Uno, sendo o mais vendido para jovens de 18 anos. De design moderno, o modelo custa cerca de R$ 26 mil e está dentro da faixa de valor que esse público costuma pagar por um carro. Custando pouco mais de R$ 30 mil, o Renault Sandero, Gol e Kia Picanto também são bastante procurados.

O Honda Fit é o modelo mais vendido da montadora para a faixa dos 18 e 24 anos. Ainda que o valor seja mais alto em relação aos outros – a partir de R$ 50 mil -, ele é buscado pelo público jovem que conta com a ajuda financeira dos pais ou mesmo por aqueles que têm maior poder aquisitivo, que buscam versatilidade e bom desempenho.

O nosso post foi útil para você? Compartilhe sua opinião conosco e nos conte qual o modelo de veículo que a sua empresa mais vende para os jovens!

Faça um comentário