Mulheres já representam metade das compras de carros no Brasil

Mulheres compram carro

Já se foi o tempo em que as mulheres eram colocadas de lado no momento da decisão sobre a compra de automóvel. Cada vez mais presentes no mercado de trabalho e no controle do orçamento doméstico, as consumidoras brasileiras andam se destacando no mercado automotivo do país: além de representarem 45% das vendas de automóveis no Brasil, são elas, em sua maioria – cerca de 58% – que definem a marca e o modelo que a família vai usar, segundo dados da Fecomércio – SP.

Exigentes e mais cuidadosas que os homens na escolha dos veículos, as mulheres vêm deixando muitos vendedores e donos de concessionárias assustados acerca de táticas para atrair este público tão peculiar. E não é para menos: com o poder de compra nas mãos, as mulheres influenciam, cada vez mais, os padrões de produtos e serviços, as campanhas de vendas e as estratégias de mercado.

Veja dicas para entender quem são estas consumidoras:

Atenção com o interior do veículo

Apesar de estar presente em grandes cargos de chefia e ter uma vida multitarefa, a mulher moderna é, em sua maioria, também mãe e esposa, fatores que pesam muito na escolha do automóvel. Diferente do homem, a mulher que deseja comprar um carro dificilmente será seduzida por explicações sobre a potência do motor, tamanho do porta-malas ou atributos externos, que confiram mais status ao motorista.

Detalhes como a economia do combustível, a qualidade do estofamento e o número de lugares são aspectos que atraem mais o público feminino. Isso quer dizer que, segundo pesquisas feitas por diferentes marcas de veículos, embora as mulheres apreciem sim carros bonitos, tecnologias e busquem prazer ao dirigir, a compra é feita “de dentro para fora”, e fatores como maçanetas seguras, porta-objetos amplos e assentos confortáveis podem definir a compra do consumidor do sexo feminino.

Sensibilidade à flor da pele

A mulher é mais emotiva e sensível por natureza e, na hora de decidir sobre um automóvel, estas características podem falar ainda mais alto. De forma geral, as consumidoras querem ir além de uma simples compra, dizem os especialistas: elas desejam que a marca impacte seus corações e realize, de uma só vez, necessidades básicas e sonhos. Talvez por isso, embora pareça mais fácil se comunicar com a sensibilidade feminina, muitos vendedores acabam perdidos no processo de venda, levando em conta a falsa lenda de que a mulher é impulsiva no momento da compra. Grave erro.

De acordo com a inSearch, empresa especializada em consumo, as consumidoras são exigentes, detalhistas, econômicas e chegam a visitar até cinco estabelecimentos para efetuar a compra definitiva. Parte da explicação é que a decisão da mulher está diretamente ligada à questão financeira, de forma a não comprometer o orçamento doméstico e o atendimento de necessidades básicas como casa e bem-estar/saúde.

Desta forma, enquanto o homem enxerga o carro como instrumento de aventura e posicionamento social, a consumidora vê como ferramenta de mobilidade. Portanto, na hora de oferecer o produto, tranquilidade será palavra-chave para a compradora.

Mulheres jovens e antenadas lideram as compras de automóveis

O crescimento de vendas para o público feminino é tão alto que marcas consagradas no mercado, como a Renault, já estão lançando carros exclusivos para elas. Após uma minuciosa pesquisa de mercado, a empresa divulgou o perfil das brasileiras que estão ganhando o mercado automotivo.

Além de antenadas sobre o mercado de carros, as compradoras são bem mais jovens que a média de consumidores do sexo masculino: grande parte tem pouco mais de 35 anos, contra a média de 43 anos dos homens. Elas também se interessam (e muito) por mecânica e dispensam auxílio masculino na hora de procurar serviços do setor.

Mesmo não falando tecnicamente sobre o assunto, as mulheres, antes protagonistas de piadas sobre desconhecimento do mundo automotivo, agora se mostram mais curiosas e envolvidas sobre especificações como motor, revisão e novidades do mercado automotivo.

Para os especialistas, é uma questão de tempo até as montadoras começarem a oferecer inúmeros modelos exclusivamente para elas, dando atenção a itens que envolvem conforto e segurança, sem perder a beleza e a praticidade.

Você tem experiência em trabalhar com vendas de carros para o público feminino? Então comente e compartilhe seus conhecimentos. 

 

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