A importância do pós-venda na fidelização dos clientes da sua concessionária

Pos venda veículo

A concorrência é no ramo das concessionárias é grande e a queda na venda de veículos novos é inegável. Com isso, a briga pelo cliente cresce ainda mais. Conquistá-lo e fidelizá-lo é cada vez mais importante para o crescimento e a manutenção do negócio. Para isso, regras básicas como bom atendimento, promoção de um ambiente agradável e prestação de serviço ágil já são realizadas pelas maiorias as lojas de automóveis. Resta ao empreendedor encontrar um diferencial, como caprichar no pós-venda.

Mudança do consumidor e suas exigências

Aquele consumidor que tinha que comprar o que tinha na loja que estava aberta não existe mais. O século XXI é marcado pela variedade de produtos, de opções, de lojas, de atendimento e por um consumidor bem informado e atento aos seus direitos.

Ninguém chegará à sua loja sem ter pesquisado muito sobre o carro, conversado com proprietários e conferido os preços nos mais variados lugares. Se o consumidor gostar do seu atendimento, o próximo passo é saber sobre a sua concessionária. Como ela é vista por quem já fez compras com você? Como eles foram atendidos no pós-venda? Se as respostas para essas perguntas forem negativas, ele não vai hesitar em descartar você e partir para a concorrência. Entendeu a importância de um pós-venda bem feito?

A tendência a um bom pós-venda

Com o objetivo de fidelizar o cliente à marca e à loja, a tendência atual é, além de todos os cuidados na hora da venda, focar também no pós-venda. Vale ressaltar que não adianta apenas um pós-venda eficiente, é necessário que ele seja mais um item em um conjunto que conta com bom atendimento e boa prestação de serviços.

Isso pode ser feito das mais diversas maneiras. A Citroën, por exemplo, lançou um serviço de concierge totalmente gratuito para os seus clientes. Eles têm acesso a reservas de hotéis, compra de ingressos para shows e eventos, reservas em restaurantes, tudo com atendimento personalizado. Essa foi a maneira encontrada pela marca para entrar na vida do seu consumidor, para que nunca seja esquecida por ele e para que ele tenha sempre uma imagem positiva da Citroën.

Caso você não tenha como oferecer um serviço tão completo, não precisa se preocupar. Uma ligação para saber sobre a satisfação com o produto, um e-mail de feliz aniversário ou um brinde enviado pelo correio no final de ano também são ações eficientes de pós-venda. Outra dica interessante é ter uma lista com data da compra e com uma previsão de troca de veículo, para que perto da data, a sua loja entre em contato com o cliente e ofereça novos modelos ou o chame para uma visita.

A resolução de problemas é o ponto essencial. Pode ser que o consumidor tenha algum problema após comprar o veículo ou precise de uma informação extra. A equipe precisa estar capacitada para atendê-lo bem e resolver a questão com rapidez e eficiência. Além disso, deve usar essas reclamações posteriores à compra para melhorar o seu serviço e evitar que os contratempos voltem a acontecer.

Como você trabalha com o pós-venda em sua concessionária? Conte para a gente nos comentários!

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