Dicas para conquistar o cliente e garantir a venda de veículo

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Pequenos detalhes podem fazer a diferença durante a negociação de um automóvel e tanto são capazes de assegurar o sucesso de sua venda quanto comprometê-la. Por isso, o primeiro passo é entender o cliente, mas além disso, é necessário observar outros aspectos para garantir a efetivação da transação.

Dividimos em 2 posts, neste primeiro, listamos algumas dicas para conquistar clientes e alavancar suas vendas. Itens como conforto, empatia, marketing e pós-venda são extremamente importantes para cativar os compradores, mas antes de tudo, é necessário compreender o ciclo de compra do seu cliente e conhecer muito bem o produto que está sendo oferecido. Isto o ajudará a conseguir influenciar quem entra em sua loja, com ações que possam fazer com que ele decida por realizar a compra mais rapidamente.

Cuidados para garantir uma boa negociação

Saiba com quem está falando

Além de conhecer bem o produto e ser educado, o profissional precisa fazer perguntas que o levem a entender o perfil do cliente, a identificar as suas necessidades e assim poder oferecer produtos adequados. Para isso, recolha todas as informações possíveis sobre seus clientes e organize-as de forma prática. Ter um cadastro informatizado com essas informações ajuda a estreitar a relação com seus clientes e facilita a promoção de ações futuras.

Ofereça comodidade

Pode parecer clichê, mas a primeira impressão é mesmo a que fica. Por isso, procure encantar o cliente desde que ele entra em sua loja. Pequenas ações, como oferecer estacionamento, um café, um brinde ou mesmo atendimento especializado, podem fazer a diferença.

Observe os sinais corporais

Você sabe quais são os sinais que o cliente emite quando começa a se desinteressar da proposta e como reverter a situação? Todo comprador emite sinais corporais facilmente identificáveis. Eles podem ser positivos, com um sorriso, a testa relaxada, olho no olho, postura tranquila, corpo inclinado para a frente, gestos que espelham os do vendedor. Mas também podem ser negativos – um olhar furtivo, distração, tensão facial, postura rígida, braços cruzados, agitação, bater com os dedos na mesa. Estes são indícios de que o seu produto ou a forma como você está o apresentando – e até mesmo as condições de compra – não estão interessando o comprador.

Fundamentos estratégicos

Posicione sua empresa no mercado, adotando um cronograma de ações de publicidade e propaganda. Monitore essas ações muito de perto, controlando todos os resultados, contatos, vendas efetuadas etc.

Na próxima semana iremos publicar o artigo que dá continuidade a este, com dicas de marketing, atendimento e pós-venda. Então não deixe de conferir nossas publicações.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre como projetar e concluir suas vendas, que tal elaborar um plano estratégico de ações para toda sua concessionária e colocá-lo em ação?

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